Home SegurançaArroio do Sal é mais um município a aderir à campanha internacional “Banco Vermelho”

Arroio do Sal é mais um município a aderir à campanha internacional “Banco Vermelho”

por Nicole Corrêa Roese

Arroio do Sal é o mais recente município do Litoral Norte gaúcho a aderir à campanha “Banco Vermelho”, iniciativa internacional que dá visibilidade à luta contra o feminicídio e a violência de gênero. Integrando a programação do Agosto Lilás, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Mulher, inaugurou na última sexta-feira (15), o assento que simboliza a memória das vítimas e orienta como denunciar os casos de crimes. O espaço público escolhido para receber o projeto foi a Praça da Emancipação, anexa à sede da Prefeitura. 

A abertura do evento contou com a apresentação do coral municipal Vozes Iluminadas e reuniu autoridades, moradores e convidados, entre eles: a coordenadora estadual do projeto, Denise Artemi; a presidente do Ilê Mulher de Arroio do Sal, Rose Castilhos; o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Edson Maxy Bataglin; o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl; além de integrantes do movimento vindos de municípios como Cidreira, Balneário Pinhal e Torres.

BANCO VERMELHO

Esse projeto italiano, desenvolvido pelo movimento Stati Generali delle Donne (Estado Geral das Mulheres, em português), já está presente em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Mongólia, Espanha, Áustria, Vietnã, Austrália e Argentina.

No Brasil, a coordenadora Denise Artemi implantou a proposta em 2024. Durante a sua fala, a representante destacou que busca expandir a iniciativa para outras regiões do estado.

“Infelizmente, enquanto eu vinha para Arroio do Sal, foi divulgado na rádio mais um caso de feminicídio aqui na região, em Imbé. Esse é um projeto simples, sem custo, mas com grande impacto. Ele mantém viva a memória das mulheres vítimas e atua como um ato político de enfrentamento. Levamos também o “Banco Vermelho” para as escolas, para que as crianças aprendam desde cedo sobre respeito, valores e direitos iguais”, explicou. 

OUTROS MUNICÍPIOS JÁ ADERIRAM

Em Osório, o banco vermelho foi instalado na Praça das Carretas. O local foi escolhido pela ampla circulação de pessoas, garantindo maior visibilidade à campanha.

Em Torres, a ação ocorreu no início de julho, com a instalação do banco em frente ao Fórum, conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (CEVID/TJRS).

Em Tramandaí, o Legislativo aprovou em 2024 o projeto de lei que institui a iniciativa. O banco deverá ser instalado em breve, em parceria entre a OAB Tramandaí, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e a Prefeitura.

No Rio Grande do Sul, a campanha já está presente em cidades como Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Porto Alegre, Caxias do Sul, Itaqui, Dom Pedrito, Canoas e São Leopoldo. Em nível nacional, a ação é coordenada pelo Instituto Banco Vermelho.

Canais de denúncia

A campanha é mais do que um marco visual perpetuado em espaços públicos: o assento instalado na Praça da Emancipação evidencia os telefones nos quais as mulheres de Arroio do Sal podem fazer suas denúncias. “Banco Vermelho” é a tradução para “Panchine Rosse”, projeto originário na Itália, em 2006. A campanha tem como base três funções principais: educativa, ao promover debates e reflexões sobre o feminicídio; protetiva, ao orientar e divulgar canais de denúncia; e servir de memorial, homenageando as vítimas.

Aos poucos, o vermelho vivo simbolizando o sangue de todas as mulheres que perderam suas vidas por conta violência, foi conquistando o mundo e hoje está presente em mais de 30 países. Acompanhando a mensagem trazida pelo “Banco Vermelho”, a Prefeitura Municipal reforça a importância de buscar ajuda diante de qualquer situação de ameaça ou violência.

Denunciar pode salvar vidas! Confira os contatos:

(51) 3687-3514 – Secretaria de Cidadania / Coordenadoria da Mulher
180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar
(51) 99572-9145 – Brigada Militar de Arroio do Sal

TEXTO: ASCOM PMAS/DENISE POSSEBON E FOTOS: THAYSON MACHADO