Você já ouviu falar em marketing de oportunidade? Pois bem, nesta semana, quero trazer à tona esse tema, que muitas vezes é subestimado entre as estratégias de marketing, sendo que ele pode ser de grande ajuda. A eficácia do marketing de oportunidade se destaca principalmente quando falamos de lembrança de marca, mas vamos explorar isso ao longo desta coluna, jovem gafanhoto. O marketing de oportunidade ocorre quando uma marca aproveita dados, ações ou eventos específicos para conectar sua marca a algo significativo para pessoas, sejam elas clientes ou não. Para aplicar efetivamente os conceitos de marketing de oportunidade, é preciso seguir esta regra: a ação desenvolvida deve ser direcionada tanto para clientes quanto para não clientes. Além disso, é essencial que as pessoas obtenham algum benefício com a ação gerada pela marca. Segundo os princípios dessa estratégia, é opcional a coleta de dados dos usuários. Uma boa estratégia de marketing de oportunidade é aquela em que você é impactado pela ação e pensa: “Nossa, isso me ajudou muito” ou “Nossa, isso é muito bom”. É importante destacar que o marketing de oportunidade vai além da distribuição de brindes nas ruas ou de apresentar clientes com um produto adicional durante uma compra; trata-se mais de estratégia do que de ações massivas. Para ilustrar melhor, vamos a alguns exemplos: uma ação de marketing de oportunidade pode ser aquela em que empresas instalam bebedouros em praças que fornecem água para animais de estimação, jatos de vapor e água gelada para você encher sua garrafinha durante uma caminhada. Outro exemplo são empresas que disponibilizam sacos de lixo para você colocar seu lixo ou os dejetos do seu animal de estimação. Ou mesmo quando você participa de uma feira e encontra em um estande a opção de personalizar seu crachá do evento, ou oferece um espaço para os participantes descansarem ou até mesmo carregar o celular. O que todas essas ações têm em comum? Primeiramente, eles resolveram um problema do usuário e, só depois, fizeram a marca aparecer, tentando então abordar o cliente. Lembre-se: o marketing de oportunidade visa à fixação da marca; é uma forma de sua marca se aproximar e ficar cada vez mais perto das pessoas, dos clientes e dos futuros clientes.
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