No último sábado, 10 de fevereiro, foram conhecidos os grandes campeões da 2ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul. Esta é uma iniciativa da Aldeia Guarani Nhu Porã de Torres, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Este ano os jogos das semifinais e final aconteceram no Campo do Torrense em Torres, que foi devidamente preparado para aguardar os grandes jogos do dia. Já pela manhã de sábado a expectativa era grande para as os jogos semifinais, onde as equipes vencedoras de seus jogos classificaram para a grande final, sendo elas Estiva (da aldeia Estiva de Viamão) e Tekoa Anhetengua (da aldeia Tekoa Anhetengua de Porto Alegre), que venceram Rio Grande e Canta Galo respectivamente.
A tarde ficou reservada para a disputa de 3º lugar e a grande final. O jogo entre Rio Grande e Canta Galo foi vencido pelo Rio Grande pelo placar de 16 x 2, consagrando a equipe vencedora com o terceiro lugar. Logo após ocorreu a grande final entre Estiva e Tekoa Anhetengua. O equilíbrio entre as duas equipes permaneceu durante todo o jogo, no entanto a equipe de Estiva soube aproveitar melhor as oportunidades criadas chegando ao término do jogo com o placar de 2 a 0, e sagrando-se a grande Campeã da 2ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul, ficando a equipe de Tekoa Anhetengua com o vice-campeonato. Além do título, a equipe de Estiva ainda contou com o goleiro menos vazado, Laércio, enquanto o artilheiro da competição foi o jogador Jeferson da equipe de Rio Grande com 16 gols anotados durante a competição. O escolhido como craque da final foi o jogador Lucas da equipe campeã.