“Para você que disse em janeiro: ‘O ano começa só depois do carnaval’, desejo um feliz ano novo. Vamos começar este ano com tudo, e, principalmente, com muitas estratégias de marketing. Quero refletir com você sobre as diferentes estratégias que podemos usar durante todo o ano e vou dividir esse assunto em várias colunas. Começarei com um tema polêmico: estratégias que muitos acreditam estar ultrapassadas, como o uso do Facebook e do rádio. Usarei um assunto que o livro ‘Marketing 5.0’ aborda com maestria: o conflito entre as gerações. Atualmente, temos cinco gerações comprando e interagindo com diversas marcas, que são: Baby Boomers, com idades entre 60 e 78 anos; Geração X, entre 44 e 59 anos; Millennials, entre 28 e 43 anos; Geração Z, entre 12 e 27 anos; e Geração Alfa, de 0 a 11 anos. Primeiro, identifique a qual geração você pertence. Depois, pense: para qual geração o seu produto faz mais sentido? Ou será que o mix de produtos que você vende atende a todas essas gerações? Acredito que o que nos falta é uma estratégia adequada para cada público. Se eu entender quem é o meu público, buscarei os canais mais eficazes para impactá-lo. Quando menciono Facebook e rádio, estou me referindo especificamente às gerações Baby Boomers e Geração X. Isso significa que, se tenho um produto direcionado a eles, posso usar esses canais como estratégia. Um alerta: essas pessoas também têm poder de compra para as gerações mais novas. Um exemplo seriam presentes de Natal ou material escolar, que podem interessar a essas duas gerações, pois elas compram para filhos e netos. Faça anúncios chamativos e preste a atenção para ter uma linguagem adequada para este público, isto quando se trata da radio é de suma importância. Lembre-se: isso não é uma regra, mas são sugestões de estratégia para você começar o ano entendendo melhor o seu público e como alcançá-lo. Não esqueça que quem vende para todo mundo, muitas vezes, não consegue impactar ninguém no mundo do marketing.”
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