Home ColunistasDe onde vem a motivação de ser polícia???

De onde vem a motivação de ser polícia???

por Nicole Corrêa Roese

Não raras as vezes, diversas pessoas me questionam sobre as decepções de uma vida policial e de onde vem a motivação em ser polícia. Elas afirmam que deve ser muito frustrante prender indivíduos e estes terão uma pena baixa em relação aos crimes que cometeram, usufruindo da liberdade em pouco tempo após a sua condenação.

Com o tempo, ao natural, um certo conformismo vai se incorporando a sua mente e cada vez mais há o entendimento que os indivíduos que prendemos são apenas números, pessoas que não temos o menor sentimento. Há de haver um respeito ao processo penal para que não tenhamos um sentimento pessoal sobre os indivíduos que investigamos. São apenas mais um número de mais um inquérito policial que possuímos e que remeteremos ao Poder Judiciário. Simples assim.

A motivação em ser policial vem exatamente da responsabilidade em entregar para a comunidade a melhor polícia possível. Quando investigamos e prendemos indivíduos que cometem delitos patrimoniais, que são os que causam maiores preocupações na sociedade, testemunhamos por um certo tempo a descontinuidade desses delitos que muitas vezes “tiram o sono” das pessoas.

Não há nada mais satisfatório do que prender aquele indivíduo que não trabalha e que se via no direito de subtrair um objeto de alguém que trabalhou muito para comprar. Ao prendermos um indivíduo que matou alguém, não traremos a vida da vítima de volta, mas pelo menos haverá um conforto aos famíliares da vítima de que a vida dela teve uma importância para o Estado, que investigou e prendeu quem de forma violenta a interrompeu.

Ser policial não é uma escolha. Na verdade, somos escolhidos em algum momento de nossas vidas para literalmente nos entregarmos de corpo e alma por uma profissão gratificante, sigilosa, nobre, arriscada e que, embora haja muitas dificuldades, há também muitos prazeres que só quem é da polícia sabe.

Uma vida muito dinâmica, de contato diário com pessoas das mais diversas raças, etinias, personalidades, etc., além de presenciar a realidade da vida que diversas pessoas possuem e vc que a maioria da população desconhece. Enfim, agradeço a profissão que exerço e enalteço o orgulho em ser policial.