Home ColunistasFEIRA DA BIODIVERSIDADE

FEIRA DA BIODIVERSIDADE

por Nicole Corrêa Roese

Pouco circulante pela imprensa regional, mas fato já marcante em alguns meios, é a Feira da Biodiversidade que acontece em Três Cachoeiras. Agora na 22ª edição. Entidades organizadoras escolheram como tema “Ecologia Integral: Interdependência, Justiça Social, Cuidado com a Criação” e teve por local o Salão Paroquial no centro do município nesta última terça, dia 24.
Como tradicionalmente acontece, mais do que uma feira de negócios, é um espaço de visibilidade da diversidade agroecológica presente em vários municípios do Litoral Norte. O que se experimenta é uma amostra da riqueza natural, humana e integral que nos permeia. Grupos, famílias e pessoas que fazem questão de compartilhar suas vivências. Um espaço também de trocas com direito a distribuição de mudas e sementes.
O que chama a atenção, além desta dinâmica, é a participação de Escolas da região. Não apenas como visitantes, mas também como expositoras de projetos desenvolvidos. De forma mais comum, projetos que contemplam questões ambientais. Nesta edição, por exemplo, acompanhamos projetos como um “desfile de moda” com material reciclável, projetos de tutoria e cuidados com abelhas sem ferrão, projeto de reciclagem de esponjas, projeto de compostagem, projeto de integração com pequenos animais como galinhas e projeto de produção de sabão caseiro, dentre outros. Iniciativas com pouco espaço e significado nos processos de avaliação e planilhas em que o sistema institucional de educação se encontra atualmente submetido.
Outro elemento que também vem chamando a atenção é a presença e visibilidade de grupos indígenas, povos originários que se apresentam com sua cultura, sua arte e sua mística. Não apenas como um detalhe, mas como constitutivo da amostra.
Um evento destes não ganha a dimensão de outras feiras ou festas da região como a Festa do Caminhoneiro, Festa da Banana, da Cenoura e muito menos como uma Festa do Balonismo. Nestas, a grandeza é dimensionada pelo investimento, especialmente com shows de atração e grande movimentação econômica. O acontecimento a que nos referimos tem outra lógica. A grandeza está no significado das relações que aí se estabelecem. E na contribuição expressa quando se quer uma sociedade mais humanizada e integralizada com o espaço comum.

QUEM SOMOS

ASSINE

Copyright 2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing