Você que acompanha minha coluna semanal deve ter notado que enfatizo muito a importância de ter uma estratégia bem definida para as ações realizadas em sua loja. Hoje, quero abordar um tema crucial: o layout. Você pode se perguntar: o que é layout e qual sua relação com estratégia? Vamos lá, deixa eu te explicar um pouco sobre isso para que, a partir de hoje, você tenha uma visão mais ampla de seus layouts através de estratégias bem pensadas. Quando falamos em layout, referimo-nos às artes criadas, às cores da sua marca, aos elementos que você sempre utiliza; em resumo, estamos falando da personalidade da sua marca e como as pessoas passam a identificar sua marca nas ruas. É muito comum que marcas desconsiderem isso ao realizar uma promoção ou criar uma campanha na loja. O que sempre levo em consideração é a identidade visual da marca, e é com isso que devemos trabalhar para realizar as criações de forma eficaz. Vamos colocar isso em prática para ficar mais claro. Imagine que você tem uma empresa de produtos orgânicos, cuja identidade visual tem como cores predominantes o verde e o bege. Você deseja fazer uma campanha de chás e refrescos. Pois bem, vamos à estratégia: você criará um adesivo para colocar na vitrine anunciando os descontos nos chás e refrescos. Além disso, fará posts para as redes sociais e stories, todos referentes a esta campanha. Você também tem um espaço reservado no jornal, próximo às palavras cruzadas e à coluna social. Adicionalmente, enviará alguns convites para clientes VIPs. Todo esse material criado deverá ter o mesmo layout. Isso significa que todo o material deve ser coerente e estar em harmonia, primeiramente com a sua identidade visual, para que as pessoas associem esta campanha à sua marca e, em seguida, entre eles, para que cada vez que alguém for impactado por qualquer um desses canais, associe a promoção de chás e refrescos à sua marca. Isso fortalece e potencializa na mente do cliente a ação que você está desenvolvendo. Como última dica, impacte seu cliente em mais de um canal com sua campanha; isso demonstra que você sabe exatamente o que está fazendo. Lembre-se, tudo é experiência.
Ja é assinante?
Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.