Home Colunistas Marketing não é milagre

Marketing não é milagre

por Nicole Corrêa Roese

Hoje, quero trazer uma verdade que, para muitos, pode parecer pesada ou soar estranha, mas quero dizer que o marketing não é um milagre, e sim uma construção de ações muito bem planejadas. Atuando no marketing em algumas empresas da cidade, acabo escutando: “Precisamos fazer alguma coisa, faltam 10 dias para batermos a meta e estamos longe ainda. Nos ajude, marketeiro!” Sempre que escuto isso, digo: “Sou marketeiro, não milagreiro. Não tenho um botão que, ao ser pressionado, formará uma fila de clientes aqui na porta.” O que quero destacar é que os resultados são alcançados através da soma de atitudes de várias áreas; o marketing é uma engrenagem que precisa de todos os outros setores para funcionar com êxito. Por isso, muitas vezes trago aqui algo para planejarmos e termos uma estratégia, pois ação de marketing só trará resultado se for planejada e com os setores da empresa integrados. Agora, vou dar algumas dicas para ajudar vocês, “jovens gafanhotos”. Primeiro, tire um dia por mês para pensar em ações para o mês seguinte; sugiro que seja entre os dias 20 e 25 do mês. Não deixe isso para os últimos dias, pois assim você já perderá os primeiros dias do mês seguinte, e, além disso, estará correndo com o fechamento do mês. Depois, pense em ações integrando os setores; chame o financeiro, vendas, o pessoal do estoque. Não esqueça de buscar os números, traga dados para este encontro e, então, trace estratégias para o próximo mês. Lembre-se de dar uma olhada no calendário para ver as datas comemorativas ou o que você pode usar como gancho. A partir daí, é criar aquilo que faz sentido com a sua marca e, o mais importante, com o seu público. Não esqueça de usar vários canais de divulgação; não fique só nas redes sociais. Crie estratégias que abranjam jornal, rádio, e-mail marketing; crie conteúdo e envie pelo WhatsApp. Utilize os canais em que o seu cliente está e consome. Lembra-se daquela situação em que me pediram ajuda nos últimos 10 dias do mês, na esperança de que o marketing pudesse salvar a situação? Pois bem, não conseguimos bater a meta naquele mês, mas conseguimos nos organizar e traçar novas estratégias para o mês seguinte, onde, felizmente, ultrapassamos a meta. E não, não foi um milagre, mas sim o resultado de um planejamento cuidadoso de ações integradas.

Ja é assinante?

Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.

Assine

Tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Assine agora e fique por dentro de tudo que acontece!
Tem certeza de que deseja desbloquear esta postagem?
Unlock left : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?