Home ColunistasPara além do normal

Para além do normal

por Nicole Corrêa Roese

Tudo que é novo gera expectativas.

É assim que se inicia mais um ano. Nossos desejos expressos manifestam expectativas. Ou então, esperanças. Até mesmo quem quer repetir o que foi, o faz a partir de expectativas.

O ciclo do ano é um rito para renovar o dinamismo da vida,

No entanto, já na primeira semana, nos deparamos com a ideia de que o velho predomina. Ou como afirmam alguns, é mais do mesmo.

A invasão de tropas americanas na Venezuela e o sequestro do presidente Maduro é um recado bem claro de que tudo continua “normal”. As expectativas se limitam ao que sempre foi. E a mentira escancarada é a arma complementar para quem já dispõe da força bélica.

Há não muitos anos, o Iraque foi invadido e violentado sob o pretexto de estar escondendo armas químicas, o que todos sabiam que não era verdadeiro. Agora a mentira é o “narcotráfico”. Mas a verdade, o que todos também sabem, é a droga do petróleo. Este sim um verdadeiro entorpecente que consome, para além de indivíduos, a humanidade como um todo. Ainda assim, muitas pessoas preferem fingir que não sabem para preservar vaidades de entendimento. E o efeito é ecoar a mesma prática em relações muito próximas a nós, nas relações de trabalho, no bairro e município, por mãos de prepotentes do poder.

A minha expectativa é que, em algum momento, algo novo nos toque e faça com que deixemos de olhar para tudo isso como “normal”.

Há sinais!

Nesta mesma semana, milhares de pessoas saíram às ruas nos EUA para protestar contra a morte de uma mulher numa investida contra estrangeiros no país. Uma manifestação que contagia. Não se trata de um primeiro caso e muito menos único. Mas uma gota d’água que tocou na mente de muitas pessoas e as fez pensar: isso não pode ser o normal.

Vamos nos juntar no contágio de ações que rompam com o normal do ódio e da força como instrumento de dominação de uns sobre os outros.

Vamos alimentar esta expectativa.