Home Colunistas Perdoai-nos as nossas ofensas, concedei-nos a tua paz

Perdoai-nos as nossas ofensas, concedei-nos a tua paz

por Nicole Corrêa Roese

O Papa Francisco continua a nos surpreender com suas mensagens que não se limitam aos católicos, mas alcançam todos os homens e mulheres de boa vontade. Nesta 58ª mensagem para o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, ele é enfático ao desafiar a humanidade a repensar suas atitudes em relação às condições de sobrevivência do planeta. Trata-se de um convite a todos os que têm poder de decisão para reverem suas posições e ouvirem os clamores que pedem socorro.
O tema é muito sugestivo: “Perdoai-nos as nossas ofensas, concedei-nos a paz!”. Fica claro que a paz depende da superação de situações concretas, como o endividamento de nações e povos condenados à pobreza e à dependência econômico-financeira insustentável. Sem disposição para enfrentar essas questões com misericórdia, não se alcançará a paz.
O Papa começa saudando: “A todos vós, esperança e paz, porque este é um Ano de Graça, que vem do Coração do Redentor”. Segundo ele, o Jubileu é um acontecimento que enche o coração de esperança. E de esperança todos nós precisamos para continuar vivos e na luta por um mundo mais humano e feliz. Inspirando-se em Lv 25, ele explica que a esperança se torna concreta quando se restabelecem a justiça e a libertação do povo, quando as correntes da injustiça são quebradas e a justiça de Deus se manifesta.
Impressiona sua ousadia ao propor o perdão da dívida externa, total ou parcial, dos países endividados, em troca da compensação pela dívida ecológica. Ele lembra que os países ricos são os maiores poluidores do planeta.
O Papa insiste que a esperança nasce da experiência da misericórdia de Deus, que é sempre ilimitada em generosidade, superabundante e sem cálculos. A misericórdia divina tem um único objetivo: levantar os caídos, curar os corações feridos e libertar as pessoas de todas as formas de escravidão.
Ele propõe três ações concretas:

Ja é assinante?

Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.

Assine

Tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Assine agora e fique por dentro de tudo que acontece!
Tem certeza de que deseja desbloquear esta postagem?
Unlock left : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?