Home Colunistas Poderia ser pior?

Poderia ser pior?

por Nicole Corrêa Roese

Nossos pensamentos são recursos de defesa e proteção. Pensamentos geram sentimentos. E sentimentos agregam dinâmicas de sobrevivência. Dizemos que nos diferenciamos de outras espécies de vida pela capacidade de produzir e controlar pensamentos. Desta forma somos capazes de dominar, nos destacar e até nos impor sobre acontecimentos e sobre os demais.
Uma dessas capacidades de produzir sentimentos está relacionada a forma como interpretamos e justificamos os fatos. É confortante imaginar que estamos vivendo o melhor possível. E para explicar construímos a ideia de que “poderia ter sido pior”.
É o que vemos prevalecer em camadas majoritárias da sociedade. Especialmente entre aquelas pessoas que vivem aquém das expectativas. Para outra camada, a dos privilegiados, é mais comum outro sentimento: “pode ficar melhor”.
Ocorre-me esta reflexão diante das reações que esta semana de calor está provocando.
Não por entendimento de quem governa, mas por decisão judicial, foi suspenso o início das aulas nesta semana do dia 10. Um recado da secretária de educação do Estado dá conta de que vamos aprender a conviver também com as mudanças climáticas. Segundo o mesmo recado, “não vamos ter como primeira ação a suspensão de aulas por qualquer onda de frio ou calor… vamos aprender a conviver com isso… tudo vai se acomodando”. Só faltou aqui o pensamento de que “poderia ser pior”. Porque direcionado às camadas mais populares da sociedade.
No contexto destas afirmações está a ideia de que precisamos nos acomodar nessa nova realidade. Diferente de “nos incomodar”.
O adiamento do início das aulas incomoda. E, no incômodo, poderíamos ser levados a pensar ou ao menos nos perguntar por que chegamos a este ponto. Acomodados sentimos que o que está acontecendo é natural.
Para os privilegiados, algumas questões ainda precisam ser acomodadas. Pode ser melhor. Por exemplo, a Faixa de Gaza destruída e aniquilada poderá também ser esvaziada daquela população faminta e decadente. Poderiam ser realocados em outras áreas e este mesmo lugar ser transformado num pequeno paraíso de alguns.
Pensamentos geram sentimentos. Precisamos sim ser incomodados para que tenhamos a coragem de pensar. E sentir que, mesmo que pudesse ser pior, temos condições de construir um mundo e uma sociedade melhor especialmente para quem está “na pior”.

Ja é assinante?

Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.

Assine

Tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Assine agora e fique por dentro de tudo que acontece!

QUEM SOMOS

ASSINE

Copyright 2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
Tem certeza de que deseja desbloquear esta postagem?
Unlock left : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?