Home Balneabilidade Último boletim do Projeto Balneabilidade aponta todos os pontos próprios para banho no Litoral Norte

Último boletim do Projeto Balneabilidade aponta todos os pontos próprios para banho no Litoral Norte

por Nicole Corrêa Roese

Após 16 semanas de monitoramento, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) encerrou, na sexta-feira (01), a temporada 2023/2024 do projeto Balneabilidade. O último boletim desta edição aponta 81 pontos próprios para banho e dez na condição imprópria. No Litoral Norte, todos os pontos seguem com condição própria para banho.

No Estado, os pontos considerados impróprios são:

Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba

Candelária – Balneário Carlos Larger – Rio Pardo

Pelotas – Valverde – Trapiche

Pelotas – Valverde – Av. Sen. Joaquim A. de Assunção

Pelotas – Santo Antônio – Rua Bagé

Pelotas – Santo Antônio – Av. Rio Grande do Sul

Pelotas – Santo Antônio – Restaurante

Restinga Seca – Balneário das Tunas – Rio Vacacaí

Tapes – Balneário Rebelo

Tapes –  Praia do Pinvest

Entraram para a lista de impróprios dois pontos em Tapes. Os demais já haviam sido elencados na semana anterior e se mantiveram.

A recomendação é que os banhistas evitem locais impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. O alerta vale principalmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Balanço da temporada

O monitoramento semanal das águas oceânicas e interiores em 91 pontos do estado teve início em meados do mês de novembro, com a divulgação do primeiro boletim em 15 de dezembro. Considerando todos os resultados da temporada, 89,3% foram próprios, e 10,7%, impróprios — na temporada anterior este percentual havia sido de 3,8%.

“Apesar de um aumento no registro de impróprios, o percentual de próprios em relação ao total monitorado foi de quase 90%”, pondera o presidente da Fepam, Renato Chagas. “A produção e divulgação de dados pela Fepam oportuniza aos órgãos de saneamento que avaliem ações com foco nos balneários que exigem mais atenção”, completa.

Coordenadora do projeto, a geóloga Cátia Vaghetti, analista do Departamento de Qualidade Ambiental (DQA) da Fepam, ressalta que, nos próximos meses, a equipe trabalhará no desenvolvimento de um relatório, que reunirá dados consolidados do monitoramento. “A partir de março, também já começamos a organizar a próxima edição, que deve se iniciar em novembro de 2024”, antecipa.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?