Home ColunistasA embalagem final é a cereja do bolo

A embalagem final é a cereja do bolo

por Melissa Maciel

Jovens gafanhotos, nessa semana do Dia do Cliente, quero convidar vocês a olharem para um detalhe que pode parecer pequeno, mas que faz uma diferença gigante: como seu produto ou serviço é entregue. Não estou falando só da embalagem com laço bonito, não. Estou falando da experiência completa. Daquela última impressão que fica quando o cliente recebe o que comprou. Já parou pra pensar como o seu prato chega na mesa? Como sua sacola é entregue? Como a mensagem final no WhatsApp é enviada? Muitas vezes, a gente passa tanto tempo pensando em atrair o cliente que esquece de cuidar do final da jornada, que é justamente onde o encantamento acontece. O guardanapo dobrado com capricho, a entrega feita com um sorriso verdadeiro, o mimo inesperado, um bilhete escrito à mão… São esses detalhes que transformam uma compra em uma experiência memorável.

Se você tem restaurante, experimente o que você vende. Veja se o garçom entrega o prato com cuidado, se o cliente tem tudo o que precisa na mesa. Ou se tem loja, sinta o que o cliente sente: a sacola é bonita? A vendedora agradece com simpatia? Se você vende pelo digital, repare no atendimento: o link do pagamento é enviado de forma clara? Você agradece pela compra?

Estar atento à entrega final é um ato de respeito com quem escolheu comprar de você. E mais: é uma estratégia de marketing poderosa, porque o cliente encantado volta, indica, posta, marca e lembra de você.

Hoje é Dia do Cliente, e talvez o melhor presente que você pode dar ao seu público não esteja em desconto ou brinde… mas sim em fazer ele sentir que foi bem atendido, bem recebido e bem cuidado.

Porque no fim das contas, jovem gafanhoto, o que mais marca não é o que a pessoa comprou e como ela foi tratada.