Home Colunistas De Pedro a Francisco

De Pedro a Francisco

por Nicole Corrêa Roese

Não sou de fazer elogios, mas, hoje, meditando o texto de Lc 5,1-11, senti-me impelido a falar do Papa Francisco a partir do chamado de Pedro. Uma leitura atenta deixa claro o destaque que o evangelista dá a Pedro, não por ser melhor que os outros, mas em função de sua missão na Igreja nascente e na sucessão apostólica.
“Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes”, um trabalho cotidiano de pescador. “Subindo numa das barcas, que era de Simão, Jesus pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.” Imagino o orgulho de Pedro ao ver o Mestre escolher sua barca como palco para falar.
Quando terminou de falar, é a Pedro que Ele se dirige: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca.” Como profundo conhecedor da profissão, Pedro observa: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”, como quem quer dizer que o momento não era propício para a pesca. Mas acrescenta: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes.” A barca é dele, e é ele quem lança as redes. Ele confia na palavra do Mestre. O resultado? “Apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes quase se rompiam.” Fizeram sinal aos outros, e encheram as duas barcas.
Tanto Pedro quanto os outros foram tomados pelo espanto, ficaram chocados. Mas quem reage? Pedro, que se lança aos pés de Jesus e diz: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” E Jesus responde: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens.”
Jesus foi preparando aquele que deveria assumir uma missão particular no grupo dos doze. Pedro não era melhor que os outros. Na hora derradeira, vacilou, mas nem por isso foi eximido da missão confiada pelo Mestre.
Hoje, o Pedro se chama Bergoglio. Aquele que se reconhece vindo dos confins do mundo está na Cátedra de Pedro, como bispo de Roma. Sua principal missão é ser elo de unidade para toda a Igreja espalhada pelo mundo. Sua simplicidade e objetividade espantam e encantam; sua voz é a que mais clama em defesa dos pobres e pequeninos, por uma ecologia integral, e em favor da justiça e da paz.
Continua falando, Papa Francisco, até que teu clamor chegue aos confins do mundo.

Ja é assinante?

Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.

Assine

Tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Assine agora e fique por dentro de tudo que acontece!

QUEM SOMOS

ASSINE

Copyright 2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
Tem certeza de que deseja desbloquear esta postagem?
Unlock left : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?