Home Especial “Devemos chamar de Aeroporto do Litoral Norte”, diz Ministro Paulo Pimenta em visita ao Aeroporto Regional de Torres

“Devemos chamar de Aeroporto do Litoral Norte”, diz Ministro Paulo Pimenta em visita ao Aeroporto Regional de Torres

por Anderson Weiler

Lideranças da região tentam colocar a estrutura de Torres como apoio ao Aeroporto Salgado Filho, fechado até metade de dezembro.

Foto: Léo Selau | Aeroporto de Torres foi inaugurado em 1998 com o propósito de servir essencialmente aos turistas argentinos e voos charter

No sábado (01) o Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, esteve em Torres, reunido com lideranças do Litoral Norte, que colocaram o Aeroporto Regional de Torres como uma alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que deve ficar interditado até a metade de dezembro, devido a enchentes.

O Aeroporto de Torres é administrado pelo Governo do Rio Grande do Sul, através do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e precisaria de algumas melhorias para que possa receber voos comerciais.

HISTÓRIA

De acordo com o governo do Estado, O Aeroporto Regional de Torres, localizado no Município de mesmo nome, possui pista pavimentada de 1507 x 30m, com capacidade de suporte para aeronaves jato Boeing 737-500 e A319. O pátio de estacionamento de aeronaves tem área de 9600 m2 e capacidade de estacionamento de 2 aeronaves código 3C (B737-500).

O aeroporto foi construído e aberto ao tráfego em 1998 com o propósito de servir essencialmente aos turistas argentinos e voos charter, o que efetivamente, nunca aconteceu, apesar da região ser um dos destinos preferidos. Em 2011, instalou-se no local a Realizar Escola de Aviação Civil.

Foto: ASCOM PMT | Em 2020, a empresa Azul Linha Aéreas realizou voos comerciais no Aeroporto Regional de Torres

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o aeroporto chegou a receber voos da Azul Conecta, operando com aeronave Cessna 208 – Caravan, com capacidade de 9 passageiros.

A infraestrutura tem operação visual (VFR) Diurna e Noturna.

PROPOSTA

O movimento pelo Aeroporto Regional de Torres foi desencadeado pelo Fórum Empresarial de Torres em parceria com o SINSUCON RS – Secional Litoral, que buscou apoio na Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) para que a estrutura seja uma alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre, que segue interditado devido as enchentes no Estado. 

 A reunião teve grande participação de Lideranças Empresariais e Políticas, tanto regional, quanto do Estado

 Após a comitiva do Ministro ser recepcionada, todos foram até a área de estacionamento das aeronaves, de onde se tem a visão da pista de decolagem. Logo em seguida iniciou-se a apresentação das estruturas e capacidades instaladas, dentre vários equipamentos disponíveis, bem como os instrumentos que serão necessários para que a operação possa ser tecnicamente liberada e autorizada pelos órgãos de regulação.

Durante a reunião foi citado por empresários que o Aeroporto de Torres tem uma pista 300 metros maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, e que aqui, também, não temos o problema com neblina, que Caxias enfrenta, por exemplo. Na oportunidade, Pimenta disse que o Aeroporto Regional deveria ser chamado de Aeroporto do Litoral Norte. Novas reuniões deverão ocorrer para tratar do assunto e outras autoridades de Brasília virão a Torres conhecer o aeroporto local. A vinda do Ministro criou expectativas entre lideranças presentes, visto que o tempo de espera, talvez até dezembro deste ano e os custos altos pra recuperar o Salgado Filho, possam justificar os investimentos necessários para o Aeroporto Regional de Torres funcionar muito em breve.

Em sua fala, Pimenta salientou o potencial da região e colocará uma pessoa para cuidar deste tema a partir da segunda-feira (03).

“Fiquei impressionado com o que vi aqui hoje. Vocês (lideranças da região) estão unidos em prol desta causa e a região tem um grande potencial, principalmente o turístico. Com o porto, que é outro grande empreendimento que vai atender a região, este aeroporto que não devemos mais chamar de aeroporto de Torres e sim de aeroporto do Litoral Norte e eu me comprometo em estar empenhado junto com vocês. Já na segunda-feira vamos colocar uma pessoa para cuidar deste assunto”, disse Pimenta.

No momento desta fala, o ministro foi aplaudido por quem acompanhava a entrevista coletiva no saguão do aeroporto.

MELHORIAS

Foto: Google Earth | Imagem de satélite mostra a extensão do Aeroporto de Torres, que conta com pista pavimentada de 1507 x 30 cm

De acordo com Felipe Schneider Nunes, bacharel em Ciências Aeronáuticas, com Pós-Graduação em Segurança de Voo e Direito Aeronáutico; MBA em Gestão da Qualidade, atuante da aérea desde 2011 e Gestor Responsável e coordenador de curso de Aviação Civil de uma escola de Torres, para o Aeroporto  de Torres poder operar voos comerciais que com as aeronaves que comumente a linha utiliza seria necessário algumas melhorias e instalações de alguns itens.

Restrições de infraestrutura mínima:

– Caminhão especial dos bombeiros para combate a incêndio em aeroportos pois eles precisam ter espuma, bem como bombeiros com o curso de treinamento em combate em incêndio em aeroportos pois hoje o aeroporto mão possui brigada contra incêndio (CAT FIRE);

– Aferição dos procedimentos antigos e publicação dos procedimentos de pouso e decolagem por instrumento pois hoje o aeroporto não possui mais procedimento de aproximação ou saída por instrumentos (IFR) publicados;

– ⁠Instalação de um sistema de luzes para pouso conhecido como PAPI pois hoje o aeroporto não possui sistema de indicador de trajetória de rampa visual (PAPIS);

– ⁠Ativação da (AFIS – Serviço de Informação de Voo de Aeródromo) através da instalação de uma estação de Rádio com operador para fornecer informação mereologias as aeronaves que venham ao aeroporto;

– ⁠Instalação de uma estação de meteorologia de Superfície (EMS). ( a EMS-A apresentada na reunião dispensa o item acima que seria a ativação de uma AFIS com operador de rádio porem o tempo de implementação é muito superior por esse motivo seria mais rápido a instalação de uma estação com um operador;

– ⁠Diminuição da pista em aproximadamente 60 a 70 metros para evitar pavimentação extra em atendimento a RESA. Aeronaves categoria C pois não possui área de segurança de fim de pista (RESA);

– Pode ser que seja necessário a relação da iluminação e remarcação da pista devido a diminuição porem esse requisito depende da vistoria da ANAC;

-Corte da mata no sítio aeroportuário que já foi autorizada pela FEPAM;

-Escada para desembarque e embarque;

-Empresa para operar o terminal de embarque bem como fornecimento de equipe treinada para operações aeroportuárias. (sugestão INFRAERO);

-Raio-X e detector de metais;

E autorização após as melhorias da agencias competentes pois a legislação atual da ANAC (Portaria 9249/SIA), o operador do aeródromo teria que apresentar plano de ação e gerenciamento de risco aprovado pela ANAC antes do início da operação, visto que não teve operação existente (RBAC 121) entre 01/01/17 e 31/01/23.

Ainda segundo Nunes, a pista atual do aeroporto é de 1507 m x 30 m / PCN 32.

TORRES

Conforme o prefeito de Torres, Carlos Souza, a expansão do Aeroporto Regional de Torres é de grande importância para a região e também para todos os municípios em torno. Será um incremento nas atividades comerciais de todas as áreas e um incentivo ao turismo regional.

“A Prefeitura está à disposição para contribuir e vai se empenhar para concretizar este antigo anseio da população. Todo o Estado será beneficiado com a iniciativa. Os prefeitos do Litoral Norte estão empenhados e juntos vamos lutar por esse incremento na nossa região. Todos irão se beneficiar, é desenvolvimento para todos”.

GOVERNO

Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (4), o governador Eduardo Leite anunciou que será realizado um levantamento de medidas e ações para ampliar a malha aérea, a infraestrutura e o número de voos nos aeroportos estaduais.

A análise, que deverá ser concluída em até 15 dias pelas secretarias da Reconstrução Gaúcha e de Logística e Transportes (Selt), ocorre devido aos problemas de infraestrutura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado na Capital e que foi atingido pela enchente.

Outro fator que será levado em conta é a adaptação dos terminais à nova realidade de resiliência climática no Rio Grande do Sul, de modo a se tornarem opções de deslocamento para o Estado.

“Vamos buscar alternativas e medidas emergenciais para serem implementadas em nossos aeroportos a fim de minimizar o impacto de não termos a operação do Salgado Filho. Além disso, vamos dialogar com as companhias aéreas e buscar viabilizar mais voos para nossos aeroportos”, disse o governador.

O governo do Estado é responsável pela administração dos aeroportos de Capão da Canoa, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo, Torres e Canela. Todos estão funcionando normalmente e dentro das capacidades que possuem.

Foto: Leonir Alves | Ministro de Estado, Paulo Pimenta, disse que estava impressionado com a estrutura do Aeroporto de Torres

PERSPECTIVA

De acordo com o Presidente do Fórum Empresarial de Torres, Eraclides Maggi, nesta semana ocorreu uma reunião para tratar do assunto com o Senador Amilton Mourão, que foi resumida por Maggi como “ótima”.

 Com todo o trabalho realizado pelas lideranças da região, a expectativa é de que o Aeroporto Regional de Torres possa fazer parte das bases de apoio ao Aeroporto Salgado Filho. Fica a esperança de que investimentos sejam feitos o mais breve possível e a estrutura receba voos em breve.

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