Com o tema “Ser dizimistas é promover a esperança”, programação envolve diferentes paróquias da diocese.
A Diocese de Osório realiza até domingo, 6 de julho, uma programação especial para celebrar o Mês do Dízimo celebrado no mês de julho. Desde a última quarta-feira (02) e segue até 6 de julho, domingo, acontece o Congresso Diocesano do Dízimo, promovido pela Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo. Além da programação oficial, cada paróquia é incentivada a desenvolver atividades próprias voltadas à conscientização e vivência do dízimo durante todo o mês.
Neste ano, o tema do congresso é “Ser dizimistas é promover a esperança”, em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica de 2025, que tem como lema “Peregrinos de Esperança”. A temática está sendo assessorada pelo coordenador da Pastoral do Dízimo do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), André Luiz Moreira dos Santos.
A vice-coordenadora diocesana da Pastoral do Dízimo, Solange da Silva Dalpiaz, destaca que o tema escolhido está em profunda sintonia com o tempo jubilar vivido pela Igreja.
“Esperança que vem do verbo esperançar, que significa se levantar, construir, crer no que não se vê. Com o tema, todos somos promotores de esperança. O Congresso Diocesano nos lembra que a Igreja de hoje foi construída por nossos antepassados, e nós somos responsáveis por levá-la às futuras gerações. Essa é a essência do ser dizimista. Cristo é a fonte da nossa esperança, e deve ser nossa missão levá-Lo a todos”, afirma.
A Comissão Diocesana convida todos os fiéis, sejam dizimistas ou não, a participar das atividades, aprofundar o entendimento sobre o dízimo e refletir sobre seu papel no sustento da missão evangelizadora da Igreja.
Programação:
Sexta-feira, 4 de julho, às 19h30min
Local: Centro de Evangelização, Capão da Canoa
Público: lideranças paroquiais, equipes do dízimo, dizimistas e interessados
Assessor: André Luiz Moreira dos Santos
Sábado, 5 de julho, das 8h30min às 16h30min
Local: Salão Paroquial, Praça Getúlio Vargas, 65, Vila São João, Torres
Público: lideranças paroquiais, equipes do dízimo, dizimistas e interessados
Assessor: André Luiz Moreira dos Santos
Domingo, 6 de julho, das 8h30min às 15h
Local: Salão Paroquial, Rua Domiciliano Nunes, 160, Cidade Baixa, Santo Antônio da Patrulha
Público: lideranças paroquiais, equipes do dízimo, dizimistas e interessados
Assessor: André Luiz Moreira dos Santos
O que é o Dízimo e como posso me tornar dizimista?
De acordo com a Pastoral do Dízimo, o dízimo é uma contribuição sistemática e periódica que os cristãos católicos fazemos juntos a Igreja para motivar e incentivar a missão da própria Igreja.
Procure a equipe paroquial do Dízimo ou a secretaria da sua paróquia.