Em entrevista à Rádio Maristela, na última quarta-feira (12), o prefeito de Torres, Delci Dimer, e o vice-prefeito, André Pozzi, apresentaram as principais ações em andamento no município, com destaque para a audiência agendada na tarde do mesmo dia entre representantes do Executivo Municipal, do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, destinada a discutir o futuro da Casa de Passagem voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua.
O prefeito confirmou, durante a entrevista, sua posição de suspender o serviço durante o período de verão, a partir de 1º de dezembro, e informou que levaria essa proposta à audiência que definiria o futuro do serviço. “A Defensoria não compareceu à primeira reunião com o Ministério Público, mas agora teremos essa audiência para decidir o que será feito”, afirmou Delci Dimer, destacando a importância de uma solução conjunta e responsável.
Além do tema social, na entrevista o prefeito apresentou atualizações sobre o estacionamento rotativo, que passa a operar com cobrança a partir do dia 17 de novembro, com sistema digital e QR Code trilingue. Também citou avanços em obras de infraestrutura nas Praias do Sul, incluindo a reativação dos trabalhos na Avenida Caxias do Sul, a inauguração da Interpraias, investimentos na Educação com mais de R$ 15 milhões aplicados em novas escolas, ginásios e creches, e o início das obras da Unidade Básica de Saúde da Itapeva.
O prefeito anunciou ainda o retorno dos containers de banheiros públicos com custos reduzidos, a implantação de câmeras de videomonitoramento antes do final do ano, e a previsão de eventos importantes para o verão, como o show de Réveillon com o grupo Jeito Moleque e o possível pré-Reveillon com artistas locais.
Outro destaque é a confirmação de que Torres sediará, em março, o Encontro Estadual da Famurs 2026, grande evento que reunirá prefeitos, deputados e senadores. “É um reconhecimento pelo trabalho sério que temos desenvolvido. Trazer esse evento é um ganho expressivo para o turismo e a economia local”, destacou o prefeito.
REUNIÃO DA CASA DE PASSAGEM
Na tarde da última quarta-feira (12), foi realizada, na 2ª Vara Cível da Comarca de Torres, uma audiência para discutir o futuro da Casa de Passagem, serviço voltado ao acolhimento de pessoas em situação de rua. O encontro contou com a presença da juíza Dra. Rosane Ben da Costa; do prefeito de Torres, Delci Dimer; do procurador municipal, Régis Bento de Souza; do promotor de Justiça Marcelo Araújo Simões, representando o Ministério Público (MP); e de representante da Defensoria Pública, autora da ação que requer a continuidade do serviço, mesmo durante o verão.
O promotor de Justiça do MP, Marcelo Araújo Simões, explicou que a audiência teve como objetivo buscar um acordo entre as partes, o que não ocorreu. “A juíza marcou a audiência para tentar um acordo, mas não houve. O prefeito mantém a decisão de suspender o serviço da Casa de Passagem, e a Defensoria pretende que o serviço não seja suspenso”, afirmou.
O Ministério Público manifestou-se favorável à posição da Prefeitura, entendendo que o município não tem obrigação legal de manter ou construir uma Casa de Passagem, podendo atender a população em situação de rua por meio de outras políticas públicas. Com o impasse, caberá agora ao Judiciário decidir sobre a continuidade ou não do serviço, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
FOTOS: IGOR LINS