Profissionais médicos do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, estão com os salários atrasados desde outubro de 2024. De acordo com relatos de profissionais, eles receberam apenas metade da remuneração referente ao mês de outubro e, desde então, não tiveram mais seus pagamentos efetuados. A situação pode gerar sérios impactos na rotina do hospital, que atende uma população de sete municípios da região de Torres.
A escassez de médicos, especialmente pediatras para os plantões, é um dos reflexos diretos dos atrasos nos pagamentos, segundo profissionais que preferem não se identificar por receio de represálias. Com a falta de remuneração, a equipe médica enfrenta dificuldades para garantir a continuidade dos atendimentos. A insatisfação é crescente, e uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi realizada na última segunda-feira (20), onde os profissionais decidiram por realizar uma análise minuciosa dos contratos dos médicos e buscar o pagamento imediato dos passivos trabalhistas.
Os médicos informam que, embora tenham prestado os serviços e emitido as notas fiscais correspondentes, não receberam seus honorários e, além disso, já arcaram com os impostos relativos aos pagamentos.
A reportagem da Rádio Maristela fez contato com a assessoria de comunicação do IBSaúde, instituição que administra o hospital, respondendo sobre o assunto com a nota abaixo:
“Segundo a direção do Hospital, o Instituto vem, desde que assumiu o HNSN, no ano passado, tem mantido amplo diálogo com o município e com a classe médica, sempre na tentativa de manter as obrigações em dia – e nessa linha, com certeza, emergirão soluções para a presente questão. Importante ressaltar que o atendimento vem sendo mantido normalmente, sem qualquer alteração nos serviços para a comunidade, mantendo-se o Instituto como parceiro do Poder Público municipal para oferecer o melhor e mais completo atendimento à população “.
FOTO: ARQUIVO RM