A Paróquia São Domingos em Torres celebra os 200 anos da construção da igreja São Domingos, localizada na subida do Morro do Farol, nesta sexta-feira (25). Ao longo do ano, uma série de eventos e iniciativas foram realizados em comemoração à data.
Nesta semana do aniversário, três momentos se destacam na programação festiva. Na última quinta-feira (24), o grupo de roteiros turísticos histórico-culturais “Pé na História” fez um passeio histórico e cultural com personagens que participaram ativamente dos 200 anos da igreja São Domingos.
No mesmo dia, às 19h30, houve a palestra “200 anos da Igreja de São Domingos das Torres”, com o jornalista e historiador Nelson Adams Filho, na SAPT, em Torres, com a apresentação do Hino dos 200 anos da igreja.
A culminância das celebrações está marcada para hoje, sexta-feira (25), com a Missa Festiva do Bicentenário da igreja São Domingos, às 19h, na própria igreja, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.
CELEBRAR
Para o pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves, “pensar em duas décadas é refletir sobre muitas vidas e histórias. Este templo não apenas sustentou uma cidade, mas formou o núcleo urbano de Torres. A igreja desempenhou um papel vital não apenas na dimensão religiosa, mas também na vida das pessoas ao longo dos tempos.”
Ele acrescentou: “A celebração dos 200 anos começou em 25 de outubro do ano passado, incentivando o estudo deste legado nas escolas e através de visitas de diversos grupos. Esta celebração não apenas mantém viva nossa história, mas também reforça seu papel como marco não só religioso, mas também artístico e cultural, sendo o templo mais antigo do litoral norte do Rio Grande do Sul.”
Além das celebrações religiosas, o ano jubilar foi enriquecido por festividades que englobaram visitas de escolas municipais, estaduais e particulares à igreja. Durante essas visitas, foram realizadas exposições de trabalhos escolares que destacaram a história e a relevância da igreja São Domingos na comunidade de Torres, tema central da Semana da Pátria e do desfile cívico. Adicionalmente, uma linha de produtos foi desenvolvida para eternizar as memórias dessas comemorações.
FOTO: PASCOM SÃO DOMINGOS