Estamos no segundo domingo do Advento, tempo de piedosa esperança, tempo de irmos preparando nossos corações para a celebração festiva e alegre do mistério da Encarnação: “Deus colocando sua tenda no meio de nós”.
Vivemos o tempo anunciado pelo profeta, no qual “todas as pessoas verão a salvação de Deus”. Pedro nos adverte: “Deus está usando de paciência para conosco, pois não deseja que alguém se perca” (2Pd 3,9). Paulo, escrevendo a Timóteo, afirma: “É vontade de nosso Pai que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,3-4).
Sabemo-nos povo de Deus a caminho; desejamos continuar avançando juntos no Caminho como Peregrinos da Esperança, e sabemos que Deus está continuamente chamando-nos a vencer a rotina, dando respostas novas aos novos momentos da história.
A Palavra de Deus, deste tempo litúrgico, nos ajuda a compreender que o mundo é passageiro; por isso, não convém apegar a ele o nosso coração: “Se tudo vai se desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa!” (2Pd 3,11).
A tentação do mundo moderno é procurar desviar o olhar do que é essencial e apegar-nos ao que é passageiro, elegendo-o como condição de felicidade.
No Evangelho deste domingo, João Batista prega um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Convida a iniciar uma nova história. O batismo era o sinal que marcava um novo início.
Deus se faz preceder por um mensageiro que se apresenta como “voz de quem clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para Ele. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas; as passagens tortuosas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados. E todos os homens verão a salvação que vem de Deus” (Lc 3,4-6).
João sabe ser um mero e simples meio querido por Deus para preparar o terreno: “Depois de mim vem alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizo com água; Ele vos batizará no Espírito Santo”.
É Advento! Anuncia-se a salvação para toda a humanidade: “Todas as pessoas poderão ver a salvação de Deus”. Essa é a grande Boa Notícia para todos os homens e mulheres de boa vontade. Aquilo que foi anunciado pelos profetas e por João Batista realiza-se em Jesus Cristo. Já tem início o Dia do Senhor. A comunidade cristã reúne-se para a celebração da Eucaristia até que Ele venha. Tudo convida a uma espera vigilante e vai criando um clima de piedosa e alegre expectativa.