Home Sul Catarinense Principal afluente da Lagoa do Sombrio passa por desassoreamento

Principal afluente da Lagoa do Sombrio passa por desassoreamento

por Nicole Corrêa Roese

O Rio da Laje, localizado entre os municípios de Sombrio, Santa Rosa do Sul, Ermo e Jacinto Machado, está em fase final de seu desassoreamento, sendo um dos principais afluentes da Lagoa de Sombrio.

O desassoreamento do Rio da Laje iniciou em novembro de 2023, como uma ação planejada após períodos de chuvas intensas, para prevenir pontos de alagamento e prejuízos. A previsão é que o serviço se encerre em 15 de janeiro.

O desassoreamento consiste na remoção do acúmulo de sedimentos e vegetação, em especial galhos secos e taquareiras ao longo do leito do Rio. Com a intervenção, a capacidade de escoamento de água do Rio da Laje foi ampliada, permitindo uma resposta mais eficaz à quantidade de água das chuvas.

Mesmo com os rotineiros trabalhos de limpeza de bueiros, valos e com a instalação de novas bocas de lobo, alguns pontos do município, em especial os que ficam nas proximidades de rios, Lagoa de Sombrio e comunidades do interior têm enfrentado mais dificuldades com o acúmulo de águas.

O Rio da Laje tem sido identificado como um dos principais pontos críticos que contribuem para esses problemas. Um exemplo foi a retirada de famílias de casa no bairro São José em decorrência de seu aumento do volume de água.

A iniciativa faz parte de um plano estratégico de prevenção de alagamentos e enchentes, garantindo a segurança dos cidadãos em períodos chuvosos, tendo sido embasada na Portaria 22126/23 do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina.

Texto e Foto: Ascom PMS