Home TurismoRio Grande do Sul lança campanha para afirmar o Estado como destino de inverno

Rio Grande do Sul lança campanha para afirmar o Estado como destino de inverno

por Nicole Corrêa Roese

O governo do Rio Grande do Sul lançou uma nova campanha mercadológica com foco no turismo de inverno. Intitulada “Viva o Inverno Gaúcho”, a iniciativa tem como objetivo manter o Estado como destino nacional durante os meses mais frios, com ações previstas até setembro.

A campanha também estimula o turismo interno, para que os gaúchos vivam intensamente as experiências, paisagens e sabores do Rio Grande do Sul. A proposta é, também, mostrar que o Estado está pronto para receber turistas além do período de férias escolares, ampliando a movimentação.

A ação se dá em um momento estratégico. No primeiro trimestre de 2025, o Estado registrou crescimento de 84% nas chegadas internacionais, resultado do esforço de reposicionamento do turismo após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho e reflexo também da Campanha Nacional de Turismo, lançada em setembro de 2024. A Secretaria de Turismo (Setur) entende que, para consolidar esse avanço, é necessário buscar novas fatias de mercado e manter o Rio Grande do Sul em evidência como destino durante todo o ano.

O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, disse que a campanha é também uma resposta às dúvidas que ainda possam existir sobre a capacidade do Estado em receber visitantes após as enchentes. “O Rio Grande do Sul está pronto. O turismo é parte importante da reconstrução. Precisamos mostrar que o Estado segue funcionando e que há muitos destinos preparados para receber bem os turistas”, afirmou.

Sobre a campanha

A campanha “Viva o Inverno Gaúcho” é um movimento de união entre o poder público e o trade turístico. A iniciativa estimula a criação de conteúdos regionais, convida empreendimentos e prefeituras a aderirem ao selo e disponibiliza materiais como jingle, vídeos e identidade visual para uso coletivo.

O objetivo é promover o turismo interno e atrair visitantes dos principais mercados emissores do país, com foco em praças prioritárias como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal. Para isso, estão previstas ações em mídia tradicional, veículos de comunicação, ambiente digital, redes sociais e em pontos estratégicos como aeroportos, salas de cinema e avenidas de grande circulação, ampliando a visibilidade do destino Rio Grande do Sul durante os meses mais frios.

A estratégia de prolongar a temporada até setembro permite desconstruir a associação direta do turismo de inverno apenas ao mês de julho e às férias escolares. Com isso, busca-se distribuir melhor o fluxo turístico, evitar picos de demanda e estimular visitas fora da alta temporada tradicional.

TEXTO E FOTO: DIVULGAÇÃO SETUR