Home SaúdeSurto de gripe pressiona hospital de Torres, mas situação começa a se normalizar

Surto de gripe pressiona hospital de Torres, mas situação começa a se normalizar

por Anderson Weiler

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, viveu nos últimos dias um aumento expressivo na procura por atendimentos devido ao surto de gripe na cidade. O diretor médico da unidade, Dr. Fábio Amoretti, confirmou que, na semana passada, o hospital precisou restringir parte dos atendimentos para priorizar casos de síndromes gripais, principalmente influenza e H1N1.

“Chegávamos a ter aproximadamente 20 pessoas por dia na emergência com diagnóstico de gripe. Por isso, foi necessário restringir alguns atendimentos, priorizando esses casos”, explicou o médico, em entrevista à Rádio Maristela na manhã da última quarta-feira (18). Apesar do cenário crítico, ele afirma que nesta semana o fluxo já começou a diminuir. Atualmente, são quatro pacientes internados, sendo dois com diagnóstico confirmado e dois com suspeita de gripe.

VACINAÇÃO BAIXA AGRAVA CENÁRIO

O diretor médico também alertou para a baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe no município. Segundo levantamento do próprio hospital, cerca de 50% dos pacientes atendidos não estavam vacinados. Dados do Serviço de Epidemiologia de Torres reforçam essa preocupação: apenas 12.641 pessoas dos grupos prioritários se vacinaram, o que representa pouco mais de 45% da meta.

“Sem dúvida, a vacinação faz diferença. Quem está vacinado tem uma resistência maior e, se adoecer, a tendência é que a gripe se manifeste de forma mais leve. Por isso, é fundamental que a população busque os postos de saúde para se vacinar”, reforçou Amoretti.

ESTRUTURA REFORÇADA E ORIENTAÇÕES

Para enfrentar o pico, o hospital adotou medidas emergenciais, como a criação de setores de isolamento, o uso obrigatório de máscaras e a abertura de sete novos leitos, tanto na emergência quanto na UTI, exclusivos para casos de gripe.

Amoretti orienta que a população evite procurar o hospital para casos de menor gravidade, tanto para reduzir o risco de contágio quanto para não sobrecarregar a unidade. “O ideal é que, inicialmente, as pessoas busquem o Pronto Atendimento (PA). Apenas casos mais graves devem ser encaminhados ao hospital”, orienta.

O médico também alerta para os riscos de um novo pico nas próximas semanas, com a chegada oficial do inverno, nesta sexta-feira (21), somado aos dias seguidos de chuva e umidade, que favorecem a propagação do vírus. Mesmo assim, ele garante que a instituição está preparada para enfrentar um possível aumento na demanda.

CUIDADOS SEGUEM SENDO NECESSÁRIOS

O diretor finalizou reforçando que, mesmo com a queda no número de casos, os cuidados devem continuar. “Se precisar ir ao hospital, ao posto de saúde ou a qualquer local com aglomeração, use máscara. Isso reduz significativamente a transmissão”, alerta.

A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento nas unidades de saúde de Torres. A orientação é que todas as pessoas dos grupos prioritários procurem se imunizar o quanto antes.

FOTO: IGOR LINS

QUEM SOMOS

ASSINE

Copyright 2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing