
O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, será um dos beneficiados com a criação de novos ambulatórios anunciada pelo governo do Estado nesta quarta-feira (29). A unidade vai receber um novo ambulatório especializado em oftalmologia e de ginecologia, ampliando o atendimento à população da região em consultas e procedimentos nas áreas.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, durante evento em Porto Alegre. Ao todo, o Estado vai investir R$ 56,1 milhões para a criação de 62 novos ambulatórios em hospitais gaúchos, por meio do Programa Estadual de Incentivos Hospitalares (Assistir). O objetivo é aumentar o acesso da população a consultas especializadas e cirurgias gerais, entre outros serviços.
“Às vezes se dá mais atenção quando o governo anuncia a construção de uma estrada ou de um hospital, mas o investimento em serviços faz tanta ou mais diferença para quem precisa. Estamos falando de quase 11 mil consultas a mais por mês e cerca de 3 mil cirurgias a mais. Isso muda a vida de muita gente”, destacou o governador Eduardo Leite.
Com a ampliação, o Programa Assistir passa a contar com 508 ambulatórios financiados pelo Estado, um aumento de mais de 400% em relação ao início do projeto, em 2021. O investimento integra o SUS Gaúcho, programa que vai destinar R$ 1 bilhão adicional à saúde pública até o fim de 2026, conforme acordo firmado com o Ministério Público.
A secretária Arita Bergmann ressaltou que os resultados já aparecem na prática. “Nossa meta é realizar 65 mil consultas de oftalmologia, e já alcançamos 40% desse total. É uma ampliação real do acesso e uma redução significativa das filas”, afirmou.
No Litoral Norte, além de Torres, outro município contemplado é Capão da Canoa, que receberá um novo ambulatório de cardiologia no Hospital Santa Luzia.
Na área de abrangência do Grupo Maristela, a cidade de Parobé, com o Hospital Beneficente Parobé, também foi contemplada, mas na área de cardiologia. O município de Igrejinha, com o Hospital Bom Pastor, receberá investimentos na área de oftalmologia pequeno porte.