Home Economia AMESC avança na conquista do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal na região

AMESC avança na conquista do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal na região

por Nicole Corrêa Roese

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) apresentou recentemente para os produtores e empresários do município de Sombrio, o aplicativo que padronizará as normas de trabalho para a produção de produtos de origem animal. O sistema apresentado informatiza o processo de orientação, fiscalização e acompanhamento do cumprimento das normas em cada estabelecimento cadastrado. Esse é mais um passo que a AMESC efetua na busca pelo selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Os trabalhos iniciaram há cerca de dois anos, com os médicos veterinários municipais se reunindo e estudando a forma de padronizar as leis nos municípios. Com esta etapa superada, iniciou-se o segundo passo, que é a informatização dos processos de fiscalização e normas de produção dos produtos de origem animal na região.

O presidente da AMESC, Moacir Francisco Teixeira, prefeito de São João do Sul, relembra que com aval dos gestores municipais, o Colegiado de Agricultura junto com os veterinários municipais passou o último ano estudando as leis vigentes e unificando a lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na região. Com a legislação unificada, a AMESC passou ao segundo passo, que foi a instalação do sistema de um software adquirido pela associação para que os municípios adotem nas empresas que trabalham com os produtos de origem animal sigam a mesma rotina de exigências.

O SISBI permite que a empresa possa comercializar seus produtos em todo o Brasil. Significa que o Serviço de Inspeção Municipal ou Estadual têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

TEXTO E FOTO: ASCOM AMESC

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?