Iniciou nesta semana a etapa de pintura e instalação das placas que vão sinalizar as vagas do estacionamento rotativo no Centro de Torres. A implantação, que estava prevista para acontecer nas semanas anteriores, acabou sendo adiada em função das condições climáticas. Segundo a Rizzo Park, empresa responsável pelo estacionamento rotativo na cidade, os trabalhos iniciaram pela Avenida Benjamin Constant e, nos próximos dias, devem se estender para outras vias do perímetro central. O serviço faz parte da fase final antes do início efetivo da operação do sistema, que vai organizar o fluxo de veículos, ampliar a rotatividade das vagas e facilitar o acesso ao comércio local.
FASES
A partir da próxima segunda-feira (13), Torres inicia um período educativo para apresentar à população o novo sistema de estacionamento rotativo, batizado de Roda Torres. Operado pela empresa Rizzo Park, o serviço começa a ser cobrado no dia 17 de novembro, após mais de um mês de orientação nas ruas, redes sociais e veículos de comunicação.
O diretor de Operações da empresa, Thiago Balbino, destacou em entrevista à Rádio Maristela, que a Rizzo Park possui 30 anos de experiência em concessões de estacionamento rotativo em todo o Brasil, com mais de 100 municípios atendidos e tecnologia própria utilizada inclusive por concorrentes, como na operação de Manaus, a segunda maior do país.
No Rio Grande do Sul, a empresa já atua há sete anos em Sapiranga. Em Torres, venceu licitação para gerir o serviço por 10 anos, renováveis por igual período, e promete investir mais de R$ 1 milhão no município. Como prerrogativa do contrato, já repassou R$ 100 mil aos cofres públicos e prevê 10 empregos diretos e outros 10 indiretos.
COMO VAI FUNCIONAR?
Serão 1.487 vagas, incluindo áreas para idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e motocicletas. O controle das vagas especiais será feito por credenciais visíveis no painel do veículo, consultáveis pela prefeitura. A lei permite que motoristas terceiros utilizem a credencial, desde que o idoso ou PCD esteja no carro. A fiscalização será reforçada por um carro elétrico equipado com seis câmeras inteligentes, capaz de verificar pagamento e uso correto das credenciais.
PAGAMENTOS
Para facilitar o uso, o sistema oferecerá seis formas de pagamento: totens, QR Codes nas placas, terminais de autoatendimento, postos de venda, tags de pagamento e integração com o aplicativo Sem Parar. Todas as placas de sinalização terão QR Code que, em menos de seis segundos, permite ativar o ticket. Estrangeiros poderão pagar com cartão internacional, com o sistema convertendo automaticamente para inglês ou espanhol.
APP
O aplicativo oficial, RizzoPay, estará disponível para download em Torres a partir de 13 de outubro, data de início da campanha educativa. Por ele, o usuário poderá consultar vagas disponíveis, comprar créditos antecipadamente, ativar o ticket, renovar o tempo de permanência e receber notificações antes do vencimento. O limite máximo de uso de cada vaga será de quatro horas, sendo necessário trocá-la após esse período.Quiosques Torres
Quem possui tag vinculada ao super app Sem Parar poderá receber notificação ao entrar na área tarifada e ativar o ticket pelo próprio aplicativo, com cobrança incluída na fatura mensal.
A Rizzo Park também instalará um escritório na Avenida Piratini, no centro de Torres, para atender presencialmente usuários com dúvidas ou dificuldades tecnológicas. O espaço contará com café, água e equipe capacitada. A inauguração está prevista para 14 de outubro.
Segundo Thiago, a tecnologia do estacionamento rotativo evoluiu e hoje busca dar “mobilidade com carinho” a moradores e visitantes. “Nosso objetivo é oferecer não apenas um serviço, mas uma solução de mobilidade urbana que beneficie toda a comunidade e fomente o comércio local”, afirmou.
CARTOLA: TRÂNSITO