Quando falamos em marketing, é comum que as pessoas pensem logo em propaganda, anúncios ou qualquer coisa que envolva vender um produto. Mas marketing é muito mais do que isso, jovens gafanhotos! É um conceito amplo, estratégico e essencial para qualquer negócio que busca crescer e se conectar de verdade com seus clientes. E hoje, vou ajudá-los a desmistificar esse universo, separando o que é marketing, publicidade e propaganda, e mostrando como entender essa diferença pode ser um diferencial na construção de sua estratégia. Marketing, no sentido mais puro da palavra, é entender o mercado e criar valor. Ele começa muito antes de qualquer anúncio ou promoção. É sobre conhecer quem são seus clientes, o que eles têm interesse, como pensam e, principalmente, como você pode oferecer algo exclusivo para eles. É pensar produto no certo, para o público certo, pelo preço certo e no lugar certo. É estratégia, planejamento e execução tudo alinhado para gerar resultados. Já a publicidade e a propaganda são ferramentas de marketing. São elas que levam ao público a mensagem sobre o que a sua marca faz. Publicidade é, em essência, a comunicação paga: anúncios em redes sociais, comerciais na TV, banners em sites. A propaganda, por outro lado, tem um sentido mais amplo, podendo ser tanto paga quanto gratuita, e muitas vezes está ligada a ações que promovem ideias, causas ou valores. Por isso, dizer que marketing é só propaganda é como dizer que um livro é apenas a capa. Propaganda e publicidade são importantes, claro, mas são apenas partes de um todo maior. O marketing vai muito além. Ele envolve pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, estratégias de preço, distribuição, comunicação, relacionamento com o cliente, experiência no ponto de venda e até mesmo o pós-venda. Portanto, jovens gafanhotos, quando falarem de marketing, lembrem-se de sua essência: conhecer o mercado, agregar valor e entregar experiências. E, claro, não negligencie as ferramentas de publicidade e propaganda, mas utilize de forma integrada, alinhada a uma estratégia maior. É assim que grandes marcas se constroem e pequenos negócios se destacam.
Ja é assinante?
Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.