Home Colunistas Como anunciar no radio?

Como anunciar no radio?

por Nicole Corrêa Roese

Vamos falar hoje sobre rádio, seus anúncios e qual a melhor estratégia para que seu negócio possa lucrar com um anúncio em uma estação de rádio. Antes de qualquer coisa, mesmo antes de ter a vontade de colocar sua marca em uma rádio, você deve prestar atenção em três aspectos importantes: primeiro, se a rádio é consolidada no mercado, qual a sua audiência e abrangência; segundo, se os ouvintes dessa rádio fazem parte do seu público-alvo; e terceiro, se o valor investido está de acordo com o retorno que sua marca receberá. Quando falamos em solidez, audiência e abrangência, queremos analisar os números dessa rádio, verificar quais marcas já anunciam com ela, como está a audiência, se possui um portal na internet, aplicativo e outros canais pelos quais as pessoas consomem seu conteúdo. É também importante saber em quais cidades ela tem mais relevância e onde sua frequência chega. Fique tranquilo, as rádios têm esses números para fornecer. Caso não tenham, já é um sinal de alerta. O segundo ponto é conhecer quem escuta essa rádio. Se te disserem que “todo mundo escuta”, lembre-se de que você não é “todo mundo” e acione o segundo sinal de alerta. Geralmente, a grade de programação de uma rádio é variada, com diversos programas e comunicadores, o que faz com que a audiência seja cíclica e mude conforme o horário do dia e os programas. Fique ligado nisso. Além disso, veja se é uma rádio mais jornalística ou mais musical, pois isso também interferirá no tipo de público que a escuta. Por fim, mas muito importante, veja o que oferecerão para a sua marca, quanto tempo no ar você terá com o investimento que fará. Eu particularmente estudo sempre qual programa e qual comunicador têm mais a ver com o produto que quero anunciar. Após isso, vejo o que, além do tempo na rádio, ela me oferece, seja uma matéria no site, um espaço para uma divulgação no Instagram, e então avalio quanto tempo ao vivo terei. O tempo ao vivo é um diamante no rádio, pois as pessoas criam muita simpatia e confiança no comunicador, e ele será a voz da sua marca naquele momento. Para finalizar, digo que, assim como no digital, o anúncio no rádio precisa da colaboração e de uma estratégia da empresa. Não adianta passar um texto para a rádio e nunca mais trocá-lo. Uma boa ideia é oferecer alguns brindes para serem sorteados ou até mesmo algum desconto aos ouvintes. O marketing offline segue a todo vapor, basta você ter uma boa estratégia e escolher uma rádio ou jornal de bastante audiência.

Ja é assinante?

Faça seu login agora mesmo, e tenha acesso a todo o conteúdo exclusivo.

Assine

Tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Assine agora e fique por dentro de tudo que acontece!
Tem certeza de que deseja desbloquear esta postagem?
Unlock left : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?