Nova diretoria assume com foco na democracia interna, participação popular e políticas sociais.
Na noite da última quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Torres recebeu a cerimônia de posse do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Torres. O evento contou com a presença de lideranças estaduais, como o deputado Halley Lino de Souza e o presidente estadual do PT, deputado Valdeci Oliveira, que destacaram a importância de fortalecer lutas sociais e a unidade partidária.

democracia, inclusão e participação popular
O novo diretório é presidido por Leila Beatriz (presidenta) e Débora Lupim (vice-presidenta), e formado por Gerson Vieira, Jussara Matos, Alessandro Ritter, William Oliveira, Mariete da Silveira e o vereador Moisés Trisch, líder da bancada petista na Câmara Municipal.
Durante a cerimônia, foram reafirmados os compromissos históricos do PT com a justiça social, a igualdade de oportunidades e a inclusão de todas e todos nas políticas públicas. O diretório assume a missão de ampliar a participação popular nas decisões políticas, fortalecer o diálogo com a comunidade e lutar por direitos que garantam dignidade às populações mais vulneráveis.
Leila Beatriz afirmou que o diretório “representa a diversidade e a força de quem acredita na transformação social por meio da política feita com transparência, diálogo e compromisso com o povo”.
O vereador Moisés Trisch acrescentou que este é um momento de “unir forças para enfrentar os desafios locais, defender os direitos da classe trabalhadora e promover políticas inclusivas que atendam às necessidades reais da população de Torres”.
DEMOCRACIA INTERNA E PARTICIPAÇÃO
A posse acontece após o Processo de Eleições Diretas (PED), em que todas as pessoas filiadas ao PT podem debater e organizar os rumos do partido, elegendo os integrantes do diretório e da presidência em todos os municípios do país.
Em Torres, o PED contou com a inscrição de três chapas: Chapa 600 – Reconstrução, Diálogo e Democracia; Chapa 603 – PT Construir para Fortalecer; e Chapa 631 – Judite Dutra, pelo Fortalecimento do Partido. Para a presidência, concorreram Daniel Lobão e Leila Beatriz de Oliveira.
O pleito teve 206 participantes, atingindo 36% do quórum, tornando-se o 15º diretório do Rio Grande do Sul em número de votantes. Cada chapa elegeu dois membros para o diretório, que atuarão ativamente nas construções e decisões do partido.
Os números refletem a pluralidade do PT em Torres e região, evidenciando seu papel na construção de um programa democrático, popular e soberano. A nova direção inicia um ciclo de mobilização, resistência e esperança, com o objetivo de tornar a política local mais inclusiva, participativa e justa.
TEXTO E FOTO: ASSESSOR ALESSANDRO RITTER