Três municípios do Sul catarinense estão entra as cinco cidades com menos o menor índice de cadastramento biométrico de Santa Catarina, segundo levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) referente a setembro de 2025. Praia Grande aparece na primeira colocação, com apenas 62,54% do eleitorado do município, que tem 6.672 pessoas aptas a votar, realizou o procedimento obrigatório. Na região, aparecem ainda São João do Sul e Jacinto Machado.
Na sequência, os municípios com menor percentual de biometria, na segunda colocação está Urupema, com 63,42% dos 2.488 eleitores cadastrados; em terceiro São João do Sul, com 63,70% dos 7.203 eleitores; na quarta posição Bom Jardim da Serra, com 64,29% de um total de 3.873 votantes; e Jacinto Machado, com 64,62% dos 8.928 eleitores, fecha a lista.
O cadastramento biométrico é uma exigência da Justiça Eleitoral e garante maior segurança na identificação do eleitor no momento do voto. Quem ainda não realizou o procedimento deve procurar o cartório eleitoral da sua cidade ou agendar o atendimento pelo site do TRE-SC.
O Tribunal alerta que o prazo para regularizar a biometria e demais pendências eleitorais termina meses antes das eleições municipais de 2026. Eleitores que não fizerem o cadastro poderão ter o título cancelado e enfrentar restrições em serviços públicos, como emissão de passaporte e matrícula em instituições de ensino.
FOTO: Marco Favero / Agencia RBS