Home Última HoraAssociação Regional de Turismo Rural é criada para potencializar empreendimentos turísticos entre Santo Antônio da Patrulha e Torres

Associação Regional de Turismo Rural é criada para potencializar empreendimentos turísticos entre Santo Antônio da Patrulha e Torres

por Melissa Maciel

Em entrevista à Rádio Maristela na última quinta-feira (8), Nilvia Pinto Pereira, representante da recém-criada Associação Regional de Turismo Rural, detalhou os planos da instituição, que abrange os municípios da encosta da Serra e dos entornos das lagoas, entre Santo Antônio da Patrulha e Torres. A associação surge em um momento de crescente interesse pelo turismo rural e comunitário na região, atraindo mais de 150 empreendedores já existentes nesses territórios.

Segundo Nilvia, os primeiros passos dessa iniciativa foram dados entre 2017 e 2019, quando municípios do Litoral Norte gaúcho, de Tavares a Torres, uniram esforços para criar uma rota turística que integrasse a serra e o mar. “Essa organização técnica e burocrática resultou na criação de um consórcio de municípios na região de Torres, que trouxe muitos recursos para obras locais”, explica.

Entretanto, Nilvia ressaltou que, além do poder público, os empreendedores precisavam se organizar para aproveitar o potencial turístico da região. “Temos ativos naturais extraordinários na encosta da Serra Litorânea que nunca foram plenamente explorados comercialmente, como nossas montanhas, cascatas, cachoeiras e a exuberante Mata Atlântica”, destacou. Ela também mencionou a força da agricultura familiar local, que agora busca novas alternativas de geração de renda através do turismo.

OBJETIVOS

A associação, que já conta com 40 membros fundadores, incluindo uma diversidade de áreas como turismo de aventura e gastronomia, tem como objetivo desenvolver o turismo de base comunitária na região, preservando os recursos naturais enquanto promove o desenvolvimento sustentável.

O Instituto Federal de Osório (IF-RS) se tornou um parceiro essencial, oferecendo assessoria técnica e incubando a associação como parte de seu projeto de desenvolvimento regional. Nilvia anunciou que o primeiro grande seminário da associação será realizado no final de setembro deste ano, com o objetivo de consolidar o planejamento estratégico e iniciar uma campanha publicitária para o verão.

“A nossa força é grande e estamos avançados nos preparativos para dar visibilidade ao nosso trabalho. Queremos que até o final do ano, a associação esteja estruturada com uma campanha publicitária forte e preparada para receber turistas no próximo verão”, concluiu Nilvia.

FOTO: ARQUIVO ASSOCIAÇÃO