
| FOTOS: ARQUIVO CTG PORTEIRA GAÚCHA
O tradicional Festival Nacional da Cultura Gaúcha (FNCG) acontece entre hoje e domingo, 15 a 17, no CTG Paixão Cortes, em Caxias do Sul, reunindo grupos de dança, música e poesia de todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Realizado desde o início dos anos 2000, a organização do evento que chega à sua 23ª edição, afirma manter o compromisso de fomentar a cultura gaúcha, incentivando as novas gerações a manter viva a chama do tradicionalismo, além de promover bem-estar físico, mental e momentos de alegria aos participantes.
CTG PORTEIRA GAÚCHA
Entre os destaques desta edição está o CTG Porteira Gaúcha, de Torres, que participa do festival desde 2024 com suas invernadas Juvenil e Adulta. Neste ano, o grupo ampliou sua participação, incluindo também a invernada pré-mirim, e projeta até o final de 2025 a entrada da invernada Veterana nas etapas do festival, levando o nome da comunidade da Vila São João, em Torres, por onde passa.

Para os instrutores Paulo Rech e Giorgia Batista, a evolução dos grupos do CTG Porteira Gaúcha é visível e reconhecida não apenas pelo público, mas também pelos avaliadores do festival.
“Em cada apresentação, buscamos levar ao palco tudo o que ensaiamos em nosso galpão, sempre incentivando novas famílias e integrantes a se juntarem a esta grande comunidade tradicionalista”, destacam.
O FESTIVAL
O FNCG é reconhecido por sua qualidade e relevância no cenário cultural gaúcho, consolidando-se como palco de formação, troca e valorização das tradições locais. A expectativa é que o festival continue sendo uma referência cultural para futuras gerações, mantendo viva a história, a arte e a música gaúcha, e fortalecendo o nome de Torres e da Vila São João no cenário regional.
