Home Diocese de OsórioDiocese de Osório promove live sobre tema da Jornada Mundial dos Pobres 2025

Diocese de Osório promove live sobre tema da Jornada Mundial dos Pobres 2025

por Melissa Maciel

Entre os dias 9 e 16 de novembro, a Igreja Católica em todo o Brasil vivenciará a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), instituída pelo Papa Francisco e continuada sob o pontificado do Papa Leão XIV, com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5) e o convite “Chamados a criar novos sinais de esperança”. A proposta busca inspirar comunidades e paróquias a promoverem ações concretas de solidariedade, escuta e transformação social, reafirmando a dimensão prática da fé cristã no cuidado com os mais pobres.  

LIVE

Como parte da programação, a Diocese de Osório, por meio da Executiva das Pastorais Sociais, realizará uma live especial no dia 11 de novembro, terça-feira, às 19h30min, transmitida pela página da Diocese no Facebook. O encontro contará com a participação do Professor Gervásio Toffoli e do Frei Wilson Dallagnol, que irão dialogar sobre a Doutrina Social da Igreja e o recente Documento 65 “Dilexi Te”, escrito por Papa Leão XIV, que aprofunda o compromisso da Igreja com a justiça social e a dignidade humana.

De acordo com a Executiva das Pastorais Sociais da Diocese, a Jornada Mundial dos Pobres é, portanto, um momento de comunhão, fé e compromisso. Mais do que uma semana de ações pontuais, é uma oportunidade para que a Igreja e a sociedade reflitam sobre as causas estruturais da pobreza, escutem as pessoas em vulnerabilidade e assumam, com coerência evangélica, a tarefa de unir caridade e justiça na construção de um mundo mais fraterno.  

PROPOSTA

De acordo com a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB (Cepast-CNBB), a Jornada é um chamado à vivência comunitária do Evangelho e à criação de “novos sinais de esperança” em meio às realidades de pobreza e exclusão. A CNBB disponibiliza subsídio com orientações metodológicas e sugestões práticas para que as comunidades possam se organizar, promovendo desde campanhas solidárias até parcerias com o poder público para garantir o acesso a direitos básicos.