

Após mais de três meses de competição, o Campeonato Gaúcho chegou a sua fase final. Grêmio e Juventude começam a decisão no próximo sábado (30), após eliminarem Caxias e Internacional, respectivamente. O jogo de ida será em Caxias do Sul, às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi e a partida decisiva em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, no dia 6 de abril, no mesmo horário.
O Juventude, do técnico Roger Machado, conquistou a primeira vaga na final do Gauchão, após vencer o Internacional nos pênaltis, em pleno Estádio Beira Rio. A partida, realizada na última segunda-feira (25), terminou empatada em 1×1, com gol de Zé Marcos para o time da Serra e de Renê para o colorado. Mauricio foi expulso na segunda etapa, em lance com o experiente meia Nenê. Nas cobranças de pênalti, o zagueiro Robert Renan, tentou dar uma cavadinha, facilitando a defesa do goleiro Gabriel do Juventude. Kelvi bateu na sequência e classificou o Ju.
Na terça-feira (26), foi a vez do Grêmio garantir a sua vaga na final do campeonato. Após ter vencido o jogo de ida, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, por 2×1, o tricolor entrou em campo precisando apenas de um empate para carimbar a vaga. Na primeira etapa do jogo, o time comandado por Renato Portaluppi fez 3×0 e dominava amplamente a partida, até o lateral esquerdo Maik ser expulso. O Caxias voltou melhor na segunda etapa e dominou as ações, conseguindo marcar duas vezes, mas não conseguiu o placar que precisava e a partida terminou 3×2.
HEPTA CAMPEONATO
Em 2024, o Grêmio pode alcançar algo histórico, o Hepta campeonato, ou seja, ser sete vezes consecutivo Campeão Gaúcho. A última vez que o tricolor alcançou este feito foi entre os anos de 1962 e 1968. O feito também já foi alcançado pelo Internacional, entre os anos de 1969 e 1976, quando na verdade o colorado foi Octacampeão, conquistando oito vezes o Gauchão. Até hoje, está é a maior sequencia de títulos seguidas da competição.
Foto Grêmio: ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO